Estudo de Caso TGA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Tecno Componentes

3 participantes

Ir para baixo

A Tecno Componentes Empty A Tecno Componentes

Mensagem  Admin Qua Set 24, 2008 6:03 pm

Estevão Marques recebeu uma incrível notícia da diretoria da Tecno Componentes: sua promoção ao cargo de Gerente de Produção. A empresa se dedica à produção de materiais elétricos e está perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e à conseqüente perda de competitividade. Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/09/2008

https://admcefet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Tecno Componentes Empty Tecnostalgia.

Mensagem  Admin Qua Set 24, 2008 7:09 pm

Antes de responderem este tópico, eu sugiro que vocês leêm as continuações de “A Tecno de Componentes”. Vocês verão que Estévão segue a ideologia de Taylor e pensadores da Época, Década de 20 mais ou menos, não sei ao certo. Na minha opinião ele segue uma linha de raciocínio pouco dinâmica, bem alienada mesmo, não acho que ele resolveria a perda de competitividade (Por causa dos altos custos do produto) seguindo as idéias de Taylor, não acho não, tenho certeza, fala sério né, imagina!!!Ficar do lado do carinha lá, cronometrando o tempo que ele gasta para fazer uma operação, depois calcular o tempo necessário e eleminar movimentos inúteis e Blá Blá Blá. Vai diminuir custo onde? De Comida que o empregado consome?
Mas vamos lá, ele pode reduzir algum custo sim, esse processo que ele tá querendo implantar vai aumentar a eficiência do empregado, daí o funcionário vai produzir mais, quando todos os funcionários estiverem produzindo mais o Estévão vai poder despedir alguns empregados, daí o preço de produção diminui e ele pode tranferir essa redução para o preço do produto. Aí vem os porém. Porém 1- Por mais que os funcionários se especializem e ele possa mandar alguns embora, o preço dessa diferença provavelmente não vai diminuir significamente o preço do produto. Porém 2- Os funcionários que ficarem, não vão aceitar facilmente a demição dos outros em pró do aumento da produtividade, eles vão endoidar se não tiverem algum aumento de salário. Porém 3-- Para!!! vou parar de falar de consequências negativas desse processo.
Vamos ir para a idéia principal mesmo, falar como Estévão poderia planejar o seu trabalho. Ele poderia começar fazendo um levantamento de tudo que influência no custo do produto (Matéria –Prima, Transporte, armazenagem, produção, salários.....), separar os custos mais significativos (os que mais influênciam no preço final do Produto) e tentar reduzir, dos mais para os menos significativos. No final ele veria o percentual de diminuição em cada ramo e agregaria ao preço do produto.

Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/09/2008

https://admcefet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Tecno Componentes Empty Re: A Tecno Componentes

Mensagem  Alfredo Qua Out 01, 2008 10:07 pm

Então, vou responder a todas as questões da Tecno Componentes aqui.

Bom, acredito que Estevão começou pelo caminho certo. Ele tem que tentar reduzir os custos de qualquer jeito e não sabe como. Logo, ele vai procurar o que tem de excesso dentro da fábrica. A contagem dos tempos e movimentos não reduziria de fato o custo do produto final, mas uma combinação de redução em vários aspectos, contribuiria para que o produto final se tornasse mais barato para retornar à concorrência no mercado.

Como o Helder já tinha dito, a premiação e a valorização dos que produzirem mais em menos tempo, só teria benefício para a fábrica se depois alguns dos operários fossem demitidos, o que diminuiria os gastos com pagamentos. No contrário, o processo só causaria superprodução e desvalorização do produto, uma vez que ficaria em excesso no mercado.

Alfredo

Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Tecno Componentes Empty A Tecno Componentes

Mensagem  Joyce Qui Out 02, 2008 5:08 pm

Estevão poderia fazer uma observação detalhada da empresa, utilizando os princípios do método cartesiano e propondo uma racionalização do trabalho, empregando métodos científicos de trabalho visando o planejamento e a organização das atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e da produtividade, aproveitando os princípios da administração cientifica de Taylor.

Joyce

Mensagens : 26
Data de inscrição : 11/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Tecno Componentes Empty Re: A Tecno Componentes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos