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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:17 pm

METODOLOGIA DE GILBERTO
Gilberto Marcondes é consultor de empresas na área de administração. Ao longo de sua carreira em consultoria, Gilberto acostumou-se a trabalhar dentro da seguinte metodologia:
1º) Colheita de dados: Gilberto entrevista os diretores da empresa cliente para obter dados a respeito dos problemas encontrados.
2º) Análise dos dados: Gilberto passa a analisar os dados obtidos nas entrevistas para então dividi-los e decomô-los para considerar possíveis soluções.
3º) Síntese dos dados: a seguir Gilberto passa a conduzir ordenadamente as soluções para os problemas mais fáceis para passar gradualmente às soluções dos problemas masis difíceis
4º) Verificação: posteriormente, Gilberto faz uma revisão geral para se assegurar de que nenhum dado ou problema foi omitido.

Quais são seus comentários a respeito da metodologia de Gilberto?

CONSENSO:
Nossa proposta:
1º) Pesquisar de forma abrangente sobre a empresa cliente;
2º) Colheita dos dados;
3º) Análise dos dados;
4º) Síntese dos dados;
5º) Verificação.

A metodológia de Gilberto nos pareceu bastante objetiva e coerente. Acrescentamos apenas o passo inicial, com objetivo de ter uma base, uma idéia do funcionamento da empresa cliente antes de seu contato direto.
Nota:
Gilberto teve uma grande influência do Método Cartesiano pois, colhe, analisa, sintetiza e verifica os dados.

Laura

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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:23 pm

A ANALISTA DE O&M
Ana Maria Trabalha como analista de organização e métodos (O&M) em uma grande empresa nacional. Como analista de O&M, o trabalho de Ana Maria é baseado inteiramente no seguinte método: ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa, analisar e decompor todos os processos existentes, sintetizar e recompro tais processos de maneira nova e organizada e verificar que nada tenha sido omitido nesse trabalho. Faça uma correspondência entre o método de trabalho de Ana Maria e o método cartesiano.

CONSENSO:
Ana Maria em seu método de trabalho fez uma releitura do método cartesiano, usando seus princípios como base para desempenhar seu trabalho como analista de O&M.

- Dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa.
Princípio da dúvida sistemática ou da evidência, evitando a prevenção e a precipitação.
- Analisa e decompõem todos os processos existentes.
Princípio da analise ou de decomposição, dividindo e decompondo cada dificuldade ou problema.
- Sintetiza e recompõem tais processos de maneira nova e organizada.
Princípio da síntese ou da composição, conduzindo ordenadamente os pensamentos e o raciocínio.
- Verifica que nada tenha sido omitido nesse trabalho.
Princípio da enumeração ou da verificação.


Última edição por Laura em Qui Set 11, 2008 11:25 pm, editado 1 vez(es)

Laura

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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:24 pm

A INSPIRAÇÃO DE ARMANDO
Armando de Souza é um administrador inovador. Na empresa que dirige, Armando implantou uma hierarquia de autoridade (diretores, gerentes e funcionários), uma assessoria (especialistas em direito, contabilidade, propaganda, pessoal) e uma coordenação funcional para que todos trabalhem entrosadamente. Na escala hierárquica, cada diretor ou gerente utiliza o princípio da unidade de comando. Além disso, criou uma empresa na qual os funcionários reconhecem a autoridade e um conjunto de regras necessário para que todos trabalhem de maneira agradável. Na verdade, será que Armando é realmente inovador? De onde Armando tirou essas idéias?

CONSENSO:
Armando não foi um INVENTOR, mas sim um INOVADOR pois, se baseou na organização da igreja católica e na organização militar e efetuou algumas mudanças para adaptar as normas a seu ramo.

- Organização da Igreja Católica: Hirarquia de autoridade; um estado maior-assessoria- e a coordenação funcional para assegurar integração.
- Organização Militar: Hierarquia, escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsbilidades; delegar autoridade para os níveis mais baixos da organização; disciplina; princípio de direção, que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele.

Algumas definições retiradas do dicionário Aurélio:
INOVAR: 1. Renovar 2. Introduzir novidade em
RENOVAR: 1. Tornar novo, ou como novo, modificar, introduzir novos elementos
INVENTAR: 1. Ser o primeiro a ter a idéia de.

Laura

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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:27 pm

A DEFESA DE ELIANA
Eliana Almeida não se conformava. Todos diziam que a empresa que ela dirigia –a Dinossaurius- estava vivendo aínda em plena era da Revolução Industria. Alguns até achavam que ela aínda não tinha saído da primeira Revolução Indiustrial. Eliana achava incrível receber mensões desse tipo. Como você agiria no lugar de Eliana?

CONSENSO:
Analisariamos os Resultados Obtidos e a Ética de trabalho, se estes correm bem, a adminstração é boa e as críticas são infundadas. Caso contrário, os resultados são ruins e a Ética fere os valores estabelecidos pela sociedade atual, teríamos as seguintes atitudes:
- procurar orientadores e parceiros que possam auxiliar e claro não deixaria de atualizar os meus estudos.
- mudar tudo aquilo que é obsoleto e inovar de acordo com os modelos atuais visando um melhor rendimento da empresa.

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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:28 pm

A ESTRATÉGIA DA REGÊNCIA DE SAPATOS
A Regência Sapatos é uma empresa que quer ser competitiva. Hélio Santos, o diretor de marketing, esta indeciso entre imprimir uma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) ou uma estratégia de integração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas proprias distribuídas em todo o território nacional). Contudo, Hélio precisa definir o assunto com o presidente da companhia. No lugar de Hélio, quais seriam os seus argumentos prós e contra as duas estratégias?

Nota:
INTEGRAÇÃO VERTICAL:
Em microeconomia ou gestão estratégica, a integração vertical é uma concepção da organização e controle empresarial. Companhias verticalmente integradas são unidas através de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade.
A Integração Vertical, ou Crescimento Integrado (também denominada Diversificação Vertical), consiste em uma estratégia de crescimento em que uma empresa adquire algum outro elemento da cadeia de distribuição da qual ela faz parte. Normalmente o crescimento integrado pode ser para frente ou para trás.
Na integração para frente, a organização busca ter propriedade, ou algum tipo de controle sobre seus sistemas de distribuição. Comumente observa-se fabricantes absorverem operações de atacado, ou atacadistas absorverem operações de varejo.
Na integração para trás, a organização busca ter propriedade, ou algum tipo de controle, sobre seus provedores. Comumente observa-se fabricantes adquirirem seu principal fornecedor de matérias-primas, ou empresas de varejo entrarem na atividade de atacado, visando ganhos na negociação comercial com os fabricantes.
INTEGRAÇÃO HORIZONTAL
A Integração horizontal consiste em uma estratégia de crescimento baseada na aquisição, ou no exercício de algum tipo de controle sobre alguns de seus competidores.
A integração horizontal ocorre quando a empresa adquire uma empesa semelhante, do mesmo ramo de atividade, competidora sua ou não. A fusão de duas fábricas de cerveja é um exemplo típico de integração horizontal.

CONSENSO:
ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO VERTICAL
. Prós:
- A empresa tem o controle da qualidade total do produto, uma vez que está responsável por todo o processo de produção.
- O lucro é revertido para a própria empresa, sem divisões com outros responsáveis.
- Formação de um “império” empresarial
- Redução de custos
- Controle da produção

. Contras:
- Possui custos administrativos elevados
- É uma estratégia de alto risco

ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO HORIZONTAL
. Prós:
- Controle dos preços
- Menor concorrência, maior a chance de dominar o mercado

. Contras:
- Maior dificuldade no processo administrativo


Última edição por Laura em Qui Set 11, 2008 11:31 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Laura em Qui Set 11, 2008 11:30 pm

AS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO
A cada ano, a revista Fortune, em parceria com o Hay Groups, elabora uma lista das empresa mais admiradas do mundo. São as empresas de classe mundial mais admiradas ao redor do planeta, as grandes estrelas do universo de negócios. A seleção das empresas é baseada em nove critérios ou atributos:
1. Qualidade geral da administração
2. Qualidade dos produtos ou serviços
3. Criatividae e inovação
4. Valor como um investimento a longo prazo
5. Força financeira
6. Responsabilidade social diante da comunidade e do ambiente
7. Uso amplo dos ativos e corporativos
8. Capacidade de atrair e manter passoas talentosas
9. Papel eficaz na globalização dos negócios
O que faz uma companhia ser tão admirada? Alguns aspectos são importantes, como liderança, espírito de equipe, habilidades e competências pessoais dos funcionários e, sobretudo, uma cultura organizacionalaberta e incentivadora. A capacidade de transformar a visão em realidade, de encantar os funcionários e fazê-los vestirem a camisa da empresa, a ética e a ênfase na criatividade e na inovação também melhoram a imagem da empresa.
Questões:
1. Por que razões algumas empresas são admiradas, enquanto outras são odiadas?
2. Por que as empresas mais admiradas constituem um excelente lugar para se trabalhar?
3. As empresas mais admiradas são necessariamente as maiores empresas? Explique.
4. Se você fosse um dirigente, o que você faria para aumentar o grau de admiração de sua empresa?

CONSENSO:
1. O que leva uma empresa a ser admirada ou não é o modo como essa empresa se posiciona no mercado. Alguns aspectos como: criatividade, responsabilidade social, qualidade dos produtos e serviços e qualidade administrativa, fazem com que algumas empresas sejam admiras e outras sejam odiadas.

2. As empresas mais admiradas se tornam um excelente lugar para se trabalhar, porque:
São bem reconhecidas no mercado;
Há uma boa relação entre os líderes e os liderados e
A possibilidade de crescimento profissional é maior.

3. Não. Uma empresa pode ser admirada sem ser uma das maiores do mundo, basta apresentar inovações e qualidade nos produtos e serviços.

4. Para aumentar o grau de admiração da minha empresa eu investiria em projetos culturais e em responsabilidade social, criaria produtos e serviços de qualidade e estaria sempre buscando inovações.

Laura

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