O relatório de Alberto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O relatório de Alberto

Mensagem  Laura em Sex Out 10, 2008 4:28 pm

O especialista em organização Alberto Goldman preparou extenso relatório para a diretoria da Penta Organizações onde comenta que existe uma abordagem simplificada da organização formal, um for-te racionalismo dentro da empresa e a utilização de conceitos típicos da teoria da máquina, uma abordagem incompleta da organização e limitada aos aspectos formais e, sobretudo, uma abordagem de sistema fechado. A diretoria leu essas afirmações do relatório e não as entendeu. Como você poderia explicá-las?

Laura

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O relatório de Alberto

Mensagem  Joyce em Sab Out 11, 2008 4:54 am

O relatório de Alberto apontou cinco problemas na Penta Organizações:

- Abordagem simplificada da organização formal: A organização é concebida em termos formais, rígidos, lógicos e abstratos, sem considerar seu conteúdo psicológico e social.
- Forte racionalismo: preocupam com o racional e a lógica, sem dar espaço para as idéias.
- Utilização de conceitos típicos da máquina: considera a organização sob o prisma mecânico da máquina, as ações ou causas geram efeitos ou conseqüências detro de uma relação determinada.
- Uma abordagem incompleta da organização e limitada aos aspectos formais: preocupa-se apenas com a organização formal e esquece dos poblemas humanos da organização, não conseguindo dar um tratamento sistemático à interação entre pessoas e grupos informais.
- Abordagem de sistema fechado: a organização é tratada como um sistema fechado, composta de variáveis conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que são manipulados por meio de princípios gerais.

Joyce

Mensagens : 26
Data de inscrição : 11/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum