Metodologia de Gilberto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Metodologia de Gilberto

Mensagem  Admin em Sex Set 05, 2008 7:01 pm

Olá pessoal, são 6 estudos de casos para ser analisado e discutido até na quinta-feira, vamos começar as postagens desde já então para podermos fazer um bom trabalho. Vou postar minha posição quanto ao primeiro estudo de casos, todas as críticas e construções são bem vindas, porém, iremos apresentar o que é opinião por parte da maioria, vimos na aula anterior que será meio difícil cairmos em algum censo comum. Por mim, eu deixo a Laura como secretária, é claro, se ela concordar, para fazer o trabalho de finalização da discursão de cada estudo de casos. Se for muito trabalhoso, damos um para cada pessoa.

Vamos lá !

Metodologia de Gilberto

1º Estudo de Campo, (lembrando que o estudo quer dizer, conhecer por alto a organização que será feita a consultoria,
2º Conversar com a diretoria da empresa, para identificar o problema.
3º Analisar o problema, significa, ver a amplitude do problema, se realmente está dentro dos conhecimentos dele, para então concluir se vai ou não pegar o trabalho. Digo isso porque, como demos o exemplo na sala da “Dor de Coluna generalizada”, Gilberto como administrador teria que delegar isso para um Ortopedista.
4º Caso decida pegar o trabalho. Coleta de Dados, tal como. Local onde ocorre o problema, ou onde tem maior incidência, se é interno ou externo à empresa, data do conhecimento do problema e etc.
5º Analise dos dados;
6º Síntese dos dados
7º Busca de uma solução micro para o problema.
8º Ampliação da solução para o macro da empresa.
9º Apresentação da solução
10º Sair pro boteco para comemorar o trabalho.

Ta aí pessoal, eu acho que dá para começar, pelo menos foi isso que eu pude perceber ser um consenso melhor de todos , o fórum está aberto, vamos correr atrás. Vale tudo galera, menos xingar a mãe.

Aqui, quem puder postar o próximo estudo de casos aqui seria bom, pois tem alguns integrantes do grupo que ainda não têm o Livro e eu tenho a edição antiga.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://admcefet.forumeiros.com

A Metodológia de Gilberto

Mensagem  Laura em Ter Set 09, 2008 10:03 pm

Minha proposta:
1º) Pesquisar de forma abrangente sobre a empresa cliente;
2º) Colheita dos dados;
3º) Análise dos dados;
4º) Síntese dos dados;
5º) Verificação.

A metodológia de Gilberto me pareceu bastante objetiva. Eu acrescentária, como vocês podem ver, apenas o passo inicial com objetivo de ter uma base, uma idéia do funcionamento da empresa cliente antes de seu contato direto.
Gostaria de abrir um parêntese: De acordo com os dados contidos no livro Gilberto é consultor de empresas na área de administração, por tanto, ele seria contratado para resolver somente problemas ligados à parte administrativa,Certo? Não eceitando a proposta, por não saber o que fazer, ele não estária cumprindo bem sua tarefa!
Contrastem com a proposta do Helder integrante do nosso grupo (primeira postagem)...
É só uma idéia!

Laura

Ver perfil do usuário

Re: Metodologia de Gilberto

Mensagem  Laura em Qua Set 10, 2008 7:48 pm

Pude perceber que Gilberto teve uma grande influência do Método Cartesiano

Laura

Ver perfil do usuário

Metodologia de Gilberto

Mensagem  Túlio Barbosa de Medeiros em Qua Set 10, 2008 11:01 pm

Gilberto poderia aprimorar a sua metodologia seguindo os seguintes preceitos:
1º- Pesquisar a respeito da empresa contratante a fim de colher dados que posteriormente possam favorecer a análise do problema adotando-se uma visão macro;
2º- Conversar cm a diretoria da empresa para que essa esponha o problema ou esclareça o objetivo da contratação do serviço de um consultor (nem sempre a diretoria é capaz de identificar o problema);
3º- Identificar e sanar as causas do problema sem interferir no “equilíbrio” dos outros setores da empresa;
4º- Concluir o serviço certificando-se que o problema foi solucionado.

Túlio Barbosa de Medeiros

Ver perfil do usuário

A metodologia de Gilberto

Mensagem  Joyce em Qui Set 11, 2008 5:22 pm

1º Levantamento de dados sobre a empresa
2º Identificar o problema
3º Colher dados referente ao problema
4º Análise dos dados
5º Síntese dos dados
6º Verificação
A metodologia de Gilberto é coerente, mas precisa passar por algumas mudanças para se tornar mais “eficaz”.

Joyce

Ver perfil do usuário

Re: Metodologia de Gilberto

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: